quarta-feira, 18 de abril de 2012


Conferência

Encontro no Ceará discute o Controle social

A 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) começou ontem, no Centro de Convenções do Ceará, para debater propostas de combate à corrupção, que serão apresentadas em encontro Nacional, quando será construído o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Nacional. Alguns palestrantes, dentre eles, o ex-deputado federal, Ciro Gomes, apresentaram seus pontos de vista sobre a construção de um País mais transparente e sem corrupção.

O presidente da Consocial, vice-governador Domingos Filho, disse que o desejo do Governo é de assegurar que o modelo de cidadania apresentado no evento, no Estado, seja o maior em todo o País.

O ex-ministro Ciro Gomes apresentou um debate "provocador". Segundo ele, do ponto de vista legal, é preciso que haja uma reforma no modelo de controle da transparência no País. A falta de transparência nos setores da Economia, também foi um ponto apresentado por Ciro Gomes, como uma falha no processo de participação da população na luta contra a corrupção.

PT e PSDB

Para ele, a "plutocracia" presente nos governos do Brasil não permite que a sociedade compreenda o assunto. "Para se ter uma ideia, cerca de R$ 184 bilhões, ou seja, 18% do PIB do País, são tirados, de quem trabalha ou produz, para serem entregues as famílias ricas", disse.

"A ´novelização´ do escândalo está a serviço da mais pura safadeza e imoralidade. Quando o PT estava na oposição, ele era estilingue e o PSDB, vidraça. O PT veio para o poder, e o PSDB, ao contrário do que deveria ter feito, faz o mesmo. E isso tem consequências graves para o País". Para ele, a consequência mais grave para o País, será quando o jovem brasileiro for induzido a crer que o político e "safadeza" é a mesma coisa.