quarta-feira, 7 de março de 2012

DIVORCIO EM ALTA NO CEARA

Conforme os dados levantados, em 2000 o percentual no número de divórcios era de 0.85%, passando para 1.7% dez anos depois. O aumento revela uma variação de 100.57%, maior que a registrada no Brasil, que foi de 83.07% no mesmo período.
O número de casamentos também diminuiu. De acordo com o Ipece, 33.31% da população cearense se considerava casada em 2010, diminuindo em 4.62% o percentual entre dez anos. A variação é três vezes maior que a apresentada no Nordeste, que também registrou uma queda, porém, de apenas 1.45% nos matrimônios. A diminuição no Brasil foi a maior, com 6.05% de diferença.
Em relação ao número de solteiros, no ano de 2010, mais da metade das pessoas com 10 anos ou mais de idade no Ceará se consideravam solteiras, conforme a pesquisa. O percentual era de 59.31%, apresentando uma variação de apenas 0.232% na última década.
É possível verificar que há um quadro de decrescimento no número de pessoas casadas e aumento do número de solteiros e divorciados. Essa constatação caracteriza uma mudança no comportamento da formação familiar que pode estar associada ao ingresso mais tardio das pessoas num casamento e praticamente a inexistência de casamentos por conveniência e arranjos como também mudanças de prioridade e de interesses dos indivíduos, inserção no mercado de trabalho, conforme o documento do Ipece.