domingo, 11 de março de 2012

Mulheres no poder

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá, a partir de abril, a ministra Cármen Lúcia como a primeira presidente de sua história. A escolha dela já era esperada, pois o cargo tem de ser ocupado por um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e, tradicionalmente, por ordem de antiguidade. Carmem Lúcia substituirá o colega Ricardo Lewandowski.

A ministra Carmem Lúcia recebeu seis votos -- de todos os presentes menos o dela. O vice será Marco Aurélio Mello, que apesar de ter sido nomeado ministro do Supremo no início dos anos 90 (ou seja, antes da colega), já ocupou a presidência do TSE por duas vezes.

Cármen Lúcia será responsável por organizar as eleições municipais deste ano. Ela adiantou que conduzirá o tribunal com “honestidade e dedicação, dando sequência ao trabalho já realizado, com o compromisso de bem servir à República e ao povo brasileiro”.

A ministra destaca que o ano de 2012 registra o octogésimo aniversário do voto feminino no Brasil e que as mulheres representam hoje 52% do eleitorado brasileiro.

Trajetória

A solenidade de posse deve ocorrer na última semana de abril, pouco depois de a ministra completar 58 anos de idade - o que acontece em 19/4. Ela assume a presidência para o biênio 2012/2014 e já inicia a gestão com o desafio de conduzir o processo eleitoral no Brasil, neste ano em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios.

Cármen Lúcia Antunes Rocha, nascida em Montes Claros (MG), é a terceira filha entre seis irmãos. Desde cedo, dedicou-se à carreira jurídica. Formou-se em Direito pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e ainda doutora em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo.

Atuou como advogada, foi procuradora do Estado e professora da PUC de Minas Gerais por mais de 20 anos, onde também coordenou o Núcleo de Direito Constitucional.