terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DISSE-ME-DISSE

E nesse ´tiroteio´ de informações, de um disse-me-disse nada como uma palavra firme para acalmar, tirar todos da escuridão. Essa é a opinião do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador integrante do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Leonardo Sá. Para ele, até existe uma grande irresponsabilidade de comunicação nas redes sociais, mas ela deriva do silêncio e omissão do governo, pois desde sexta-feira não há informações dos gestores sobre os acontecimentos.

"E o silêncio do governador Cid Gomes é a grande incógnita do momento. Nesse instante, querer falar do ´perigo´ das redes sociais é uma forma de despiste, é um mascaramento dos problemas reais gerados pela irresponsabilidade das autoridades diante dos atuais fatos", ressalta.

Questionado se a população está desinformado e a quem interessava essa "cegueira social", Sá informou que a culpa maior é do governo que estaria omitindo os dados. "Não estão dando voz às insatisfações da população, principalmente, a do movimento dos militares estaduais", diz.

Para a coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos e Cidadania (LABVIDA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Glaucíria Mota, a insegurança vivenciada não é apenas fruto das notícias veiculadas pelas redes sociais, não se pode simplesmente dizer que existe um ´universo paralelo´ . As redes sociais potencializam um estado de coisas chamado de insegurança e que não nasceu hoje.