quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

prefeituras em atrasos

O atual cadastro do Tribunal de Contas dos Municípios conta com uma média de 14.000 registros. A nova ferramenta é interessante tanto para a Corte quanto para o jurisdicionado, avalia o secretário-geral do TCM, Fernando Diogo, ao lembrar que, para atualizar seus dados, o jurisdicionado não precisa se deslocar à sede do órgão. Lamentavelmente a quantidade de adesões até agora é muito pequena, ressalta.

Para o Tribunal, o cadastro eletrônico é importante porque o jurisdicionado a qualquer momento, sempre que trocar de endereço, por exemplo, poderá atualizar seus dados sem problemas. Esse cadastro também vai facilitar a comunicação em casos de intimação ou citação para apresentação de esclarecimentos ou defesa nos processos sobre contas.

Com o endereço não atualizado, o jurisdicionado corre o risco de perder o prazo para defesa pelo fato de não ser encontrado no endereço registrado no TCM e, sendo citado por meio do Diário Oficial, não tomar conhecimento da publicação.

A inadimplência do SIM, no início deste ano, atingiu as prefeituras de Abaiara, Caridade, Icapuí, Ipaporanga, Ipu, Jati, Poranga e Senador Pompeu, segundo pesquisa realizada no portal de informações do TCM na última terça-feira. Mas consulta realizada na quarta-feira (11) indicava a exclusão do município de Abaiara da relação.

Atraso
Também estão em atraso com a remessa do SIM as câmaras de Cascavel, Chorozinho, Itatira e Umirim, sendo quer no caso específico de Chorozinho o atraso refere-se às informações de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Os balancetes mensais devem ser enviados por meio do SIM até o dia 30 do mês subsequente.