quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SOBRAL MOSTRA POTENCIAL

O mercado imobiliário em Sobral tem registrado uma importante expansão. Há muita demanda e pouca oferta. As pessoas que procuram por moradia na cidade costumam achar os valores dos imóveis muito altos. Em contrapartida, os agentes do mercado informam que a cidade vive um período de transição, onde o “caro” pode ser analisado como um processo de valorização do setor.
“Está caro, é o que muita gente diz. Nós corretores até brincamos de que o japonês chegou em Sobral, só ouvimos “Takaro”. Mas não está caro, está valorizado. Em comparação com Fortaleza, estamos trabalhando com a metade do preço, 50% é o valor de um imóvel em Sobral se comparado com o da Capital.
SOBRAL MOSTRA POTENCIAL
De algumas décadas pra cá, Sobral tem apresentado nova dinâmica, incremento de atividades secundárias a terciárias na sua economia. Com mais de 200 mil habitantes, a cidade se destaca como rede urbana cearense não só pela quantidade populacional, mas, sobretudo pelas atividades industriais e de serviços que a tornam uma “capital regional” para onde converge a população de cerca de 50 municípios do norte do Ceará.
Um levantamento realizado pela revista inglesa FDI, do prestigiado grupo Financial Times, indicou Sobral como uma das 10 pequenas cidades das Américas com a melhor relação custo-benefício para investidores estrangeiros. Seu mais recente estudo, American Cities of the Future 2011/2012 (“Cidades Americanas do Futuro”, em português), explorou informações sobre as Américas Anglo-saxônica e Latina. E, na categoria Melhores Cidades em Relação Custo-Benefício, com população entre 100 mil habitantes e 250 mil, Sobral figura em sexto lugar.
Foram avaliados: Potencial Econômico, Recursos Humanos, Relação Custo-Benefício, Qualidade de Vida, Infraestrutura e Facilidade para Negócios. Cada uma dessas categorias tinha critérios específicos a serem analisados pela comissão julgadora.
Na categoria em que Sobral obteve a sexta colocação, por exemplo, os critérios analisados foram: Salário médio anual de um trabalhador não qualificado; Salário médio anual de um trabalhador semiqualificado; Salário médio anual de um trabalhador qualificado; Média anual de aluguel do escritório de uma localização privilegiada no Centro da cidade; Média da renda anual para uma fábrica/unidade industrial, em uma localização privilegiada; Preço médio de uma casa de três quartos; Custo da eletricidade; preço do quarto do hotel 3 estrelas/4 estrelas; Preço da gasolina; Salário mínimo; Custo de registro de propriedade; Custo para exportar; Custo para importar; Custo da criação de uma empresa; Impostos estaduais; e Impostos federais.