segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Presidente que foi desafeto de cearenses deixa Petrobras

A assessoria de imprensa da Petrobras confirmou a indicação de Graça Foster para substituir o atual presidente da estatal, Sérgio Gabrielli. A oficialização da indicação cabe ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

A mudança será apreciada pelo conselho em reunião marcada para 9 de fevereiro. Gabrielli é cotado para cargo de secretário na Bahia e pode ser candidato ao Governo do Estado em 2014.

Na presidência da empresa, Gabrielli comprou feia briga com os cearenses, entre 2006 e 2007, quando a quebra de contrato de fornecimento de gás inviabilizou a instalação da siderúrgica, que só agora começa a se concretizar. O conflito perdurou entre o fim do governo Lúcio Alcântara e o começo da administração Cid Gomes.

Irmão do governador atual, o então deputado federal Ciro Gomes fez críticas públicas a Gabrielli, a quem acusou de não gostar do povo cearense. E afirmou que, se fosse o presidente da República, teria demitido o comandante da estatal.

A Assembleia Legislativa do Estado chegou a discutir moção da repúdio contra o presidente.

Com o anúncio de construção de uma refinaria, as relações dele com a administração estadual pareceram voltar à normalidade.

Graça Foster chegou a ser cotada para ser ministra da Casa Civil de Dilma Rousseff. Na época das especulações, vieram à tona suspeitas de favorecimento ao marido dela pela Petrobras.