quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TCM FISCALIZA PREFEITURAS PARA EVITAR DESMONTE

A prioridade do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), neste começo de ano, será intensificar a fiscalização nos distritos cearenses, visando evitar os desmontes nas prefeituras do Ceará.
Quem assegura é o presidente da Corte de Contas, Manoel Veras, justificando que, em anos eleitorais, o número de denúncias envolvendo gestores municipais praticando desvio de verbas públicas para campanhas aumenta.
“Queremos agir preventivamente, como sempre tem sido as ação desenvolvidas pelo TCM, no sentido de continuar na orientação aos municípios, mas, sobretudo, fiscalizando-os de maneira intensa para evitar que os erros aconteçam”, ressaltou, completando que, no ano passado, todos os 184 municípios cearenses foram fiscalizados e, somente, algumas gestões foram flagradas em desvios de recursos.
Veras, porém, informou que, no início de fevereiro, a Corte de Contas irá trabalhar na questão do Portal da Transparência dos Municípios. “Já idealizamos e lançamos esse projeto para que a partir do próximo mês todas as prefeituras devem lançar os seus editais de licitação para que eles sejam imediatamente disponibilizados para conhecimento do TCM”, disse. Segundo ele, a medida também faz parte das ações preventivas, visando o andamento correto das atividades públicas.
Ele explica que, antes que as licitações sejam concluídas, poderão ter acesso às informações, adotando medidas cautelares. Para ele, é o trabalho preventivo que evita o acontecimento de irregularidades, que, anualmente, causam um rombo nos cofres públicos. Isso porque, segundo ele, é complexo recuperar o dinheiro desviado pela corrupção. (com informações de Tarcísio Colares